domingo, 30 de setembro de 2012

GRUPO PET: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"


 
     Durante a Semana Farroupilha o Grupo PET Pedagogia representado pelo seu Tutor e também Diretor da Unipampa - Campus Jaguarão Professor Dr. Maurício Aires Vieira e as petianas Danieli Dias, Franciele Noda e Vanessa Rocha estiveram em Aracaju/SE, juntamente com a Coordenadora acadêmica do Campus Jaguarão Professora Dr.ª Carmem Regina Dorneles Nogueira representando a Unipampa no VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" que teve como público alvo todos aqueles que dedicam sua reflexão e ação às questões relacionadas à Educação numa abordagem multireferenciada, sejam pesquisadores, profissionais, gestores, professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação ou demais interessados em estudos, pesquisas e ações neste campo, bem como profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas fora do contexto educacional, mas de relevância para a sociedade, tomando como premissa importante a complexidade e multiplicidade contemporânea. No dia 20 de Setembro durante o turno da manhã a Petiana Franciele Noda apresentou o trabalho: “Práticas Pedagógicas: propostas e teoria de Celestin Freinet, um estudo na cidade de Arroio Grande/RS”, que teve como objetivo principal identificar aderências à proposta pedagógica do Educador Freinet, mesmo sem a concepção dos docentes em suas bagagens teóricas. Paralelo a esta apresentação o tutor Prof. Dr. Maurício Aires Vieira coordenou abertura das Palestras Internacionais: Entre quem aprende e o saber, será que é preciso um terceiro para pensar por si mesmo?, com o Professor Doutor Constantin Xypas (Universidade Católica do Oeste, França e UERN). Também coordenou a Mesa temática: “Avanços da pós-graduação na Educação e no Ensino de ciências no Brasil” com a Professora Doutora Isabel Martins (ABRAPEC/NUTESI/UFRJ)
e o Professor Doutor Roberto Nardi (UNESP).
O grupo participou da Conferência Internacional, “Le travail des enseignants dans la société contemporaine” (O trabalho dos docentes na sociedade contemporânea), com o Professor Ph. Dr. Maurice Tardif (Université de Montréal. Québec. Canadá). O conferencista destacou os aspectos históricos sobre as concepções de ensino que ainda se encontram presentes hoje: vocação, ofício e profissão docente, com o objetivo de compreender as concepções tradicionais que perduram ainda hoje em relação ao ensino atual. No segundo momento fez a crítica sobre as tensões e os desafios existentes que caracterizam hoje o ensino e notadamente o trabalho das mulheres docentes.
            No dia 21 de setembro o grupo participou da Palestra Internacional “Pedagogia da Contribuição no Contexto das Diferenças” com o Palestrante Professor Doutor Jean-Robert Poulin (Université du Québec em Choutimi, Canada), enfocando a temática central das dimensões da exclusão social e as representações sociais estabelecidas. Destacou que devemos levar em conta o respeito o poder, a identidade e o mercado de trabalho em suas dimensões econômicas, sociais, culturais e políticas. Afirmou que não pode haver verdadeira igualdade social sem uma presença afirmada de valores como: respeito à vida humana e igualdade de direitos em uma sociedade. Trouxe à tona a temática da integração escolar e da educação inclusiva falou da noção de integração escolar que surgiu nos anos 60 e marcou uma etapa muito importante no domínio da educação dos alunos com deficiência ou com dificuldade de adaptação ou de aprendizagem, mesmo se a presença deles em classe regular estivesse longe de ser garantida. Falando do direito generalizado à classe regular e a educação inclusiva.
No dia 22 de setembro a Petiana Vanessa Rocha apresentou o trabalho: “Uma Experiência de Ensino Aprendizagem: Valorizando a Importância da Conscientização Fonológica para a Aquisição da Língua Escrita em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental”. A apresentação expôs a prática docente e destacou a importância da conscientização fonológica para a aquisição da língua escrita em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Também valorizou a revisão das práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula pelos próprios docentes em prol de conduzir os alunos da melhor maneira possível a construção de seus conhecimentos.
No mesmo momento em outra sala a Petiana Danieli Dias apresentou o trabalho: “Bombeiros Mirins: Educação Transversal Aos Muros Escolares, que teve como objetivo apresentar a função educativa que é desenvolvida com a comunidade e o retorno que essa proposta de trabalho tem na construção do sujeito, além de apontar o processo de integração social e educativo dos participantes.
A Petiana Franciele Noda foi convidada a coordenar o Eixo 19: Pesquisa fora do contexto educacional no dia 22 de setembro.
Após o término das apresentações de trabalhos de todos os eixos temáticos abordados no evento, aconteceu a Conferência Internacional de Encerramento, intitulada “Conferência: La crisis de la Educación em la sociedade contemporánea:  ¿mito ou realidade?, sendo conferencista a Prof.ª Dr.ª Inés Dussel (FLACSO-Argentina).
O evento proporcionou às petianas e tutor o intercâmbio de saberes e experiências com diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O tutor Prof. Maurício Vieira foi convidado para integrar a equipe que organizará o livro dos Colóquios anteriores a este, juntamente com mais 04 universidades.
O evento considerado um dos melhores do Brasil, Qualis A Internacional, teve aproximadamente 2.000 participantes em 950 trabalhos apresentados.
“É uma experiência enriquecedora para todo petiano “beber de saberes” de todas regiões e conhecer o universo da pesquisa”, afirma e finaliza o tutor Prof. Maurício Vieira.


Petianas, Tutor Mauricio Aires Vieira com Professora Doutora Veleida Anahi da Silva (UFS) 

Professor Doutor  Bernard Charlot (CAPES/UFS, ARDICO e EDUCON)

Petianas Franciele, Vanessa, Danieli com Professor Doutor Constantin Xypas 
(Universidade Católica do Oeste, França e UERN)

Petiana Vanessa Rocha,  Petiana Franciele Noda, Tutor Professor Doutor Maurício Vieira e Professora Dr.ª Carmem Regina Dorneles Nogueira

Petianas Danieli, Franciele, Vanessa com Professor Ph. Dr. Maurice Tardif
 (Université de Montréal. Québec. Canadá)

Petiana Danieli e Tutor Mauricio Aires Vieira com Professor Ph. Dr. Maurice Tardif
(Université de Montréal. Québec. Canadá)


Petianas Danieli Dias e Franciele Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário