sexta-feira, 8 de junho de 2012

DIRETOR DO CAMPUS JAGUARÃO, PROF. MAURÍCIO AIRES VIERA
 PRESENTE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA  NA  20 FENADOCE

O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, representado pelo Diretor Prof. Dr. Maurício Aires Vieira e o Historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas, participou de audiência pública com o tema Mar de Dentro, Bioma pampa e MERCOSUL: rumo ao Rio +20, organizada pela Comissão do MERCOSUL da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na presidência do deputado Mano Changes, dentro da programação da 20º Fenadoce.








Na ocasião, esteve representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da faculdade Anhanguera e de vários segmentos representativos da comunidade local envolvidos com a questão ambiental e sustentabilidade, o qual puderam discutir questões como a relação entre desenvolvimento e preservação do ambiente como forma de manter o equilíbrio do bioma pampa. Na ocasião, o vice-prefeito de Pelotas, parabenizou as iniciativas das Universidades em estarem à frente de pesquisas que geram impactos significativos para a região.



O Prof. Dr. Maurício Aires Vieira proferiu uma palestra sobre o campus Jaguarão e suas potencialidades nas questões de educação ambiental e também sobre o projeto do Centro de Interpretação do Pampa (CIP), com histórico de construção da proposta, desde o projeto Jaguar no início dos anos 80 até o abraço da enfermaria militar em 2009, em que a comunidade se uniu em prol da contratação do projeto pela prefeitura municipal. Também relatou aspectos do projeto arquitetônico através de maquete digital, com comentários sobre os espaços interiores e exteriores, assim como ressaltou a importância desse centro cultural e de pesquisa para a cidade de Jaguarão e região de fronteira com os países do MERCOSUL.
Na fala do Diretor, prof. Maurício Vieira, foi detalhado e explicado que o Centro de Interpretação do Pampa será um espaço vivo em que todos/as poderão obter diferentes experiências: sonoras, sensitivas, imagéticas. O Centro será dividido em eixos: Paisagem natural do Pampa; Antiguidade da ocupação da região; Mestiçagem; Fronteira e a construção de uma identidade. Explica o Diretor “ A singularidade física e humana do que se chama Pampa é o tema central desse Centro de Interpretação”. Ao final da fala o  Diretor ressalta que tal espaço gerará pesquisa para a América Latina, sendo o CIP o primeiro equipamente museológico e museográfico da UNIPAMPA:  conservar, preservar, conhecer e conviver nas Ruínas da Enfermaria Militar: um projeto ousado e futurístico; este é o Centro de Interpretação do Pampa








Ao final da audiência pública os presentes formularam um documento com proposições a serem encaminhadas a Comissão do MERCOSUL da Assembleia Legislativa como forma de subsidiar as discussões na reunião da Rio +20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro com lideranças mundiais na área de ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário