terça-feira, 3 de abril de 2012

Campus Jaguarão sedia abertura do 1º Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura e Inovação Tecnológica

O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) sediou o 1° Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura e Inovação Tecnológica, evento binacional.  Representantes do governo estadual gaúcho e do governo nacional uruguaio, além de integrantes da comunidade local e instituições públicas promoveram um encontro de trabalho para discussão e elaboração de planos e políticas para cooperação.

No evento, além das reuniões técnicas binacionais, foi efetuada a entrega da Medalha Mérito Cidade de Jaguarão ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e à ex-reitora pro tempore da UNIPAMPA, professora Maria Beatriz Luce, receberão Medalha Mérito Cidade de Jaguarão. O diretor do Campus Jaguarão, professor Maurício Vieira, afirma que a comunidade acadêmica do Campus Jaguarão, assim como toda a Instituição, sente-se honrada em prestar homenagem a duas personalidades tão ilustres que participaram da criação e implantação da UNIPAMPA, e que todos se empenharam muito para que o evento fosse realizado na cidade.

O evento

Durante reuniões técnicas realizadas por ocasião da visita do presidente uruguaio José Mujica, foi acordado com o MEC (Ministério de Educação e Cultura) a realização do Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação, representando as três áreas nas quais os governos pretendem cooperar: Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia. O evento pretende se constituiu em um espaço institucional de cooperação entre o Ministério e as secretarias do governo do RS com o qual este órgão tem interfaces: SEDUC, SEDAC e SCTI. A proposta construída em comum acordo entre o governo uruguaio e o do RS foi a de realizar a primeira reunião deste fórum na cidade de Jaguarão.

O objetivo da reunião foi elaborar planos de trabalho conjunto para 2012 nas áreas relacionadas à ação do Ministério uruguaio com as Secretarias correspondentes do governo do Rio Grande do Sul. Esse processo envolve a criação formal de equipes binacionais de gestores indicados por ambos os governos. Estes planos deverão definir ações compartilhadas nas capitais e na região da fronteira, concentradas em torno de alguns pontos nos quais o trabalho conjunto já está amadurecido, visando desdobrar a cooperação em ações concretas nas três áreas em questão.

Três mesas temáticas, uma para cada área, serviram como base para a formação de Grupos de Trabalho binacionais, que terão como tarefa estruturar seus planos de trabalho conjunto. Entre os tópicos que foram discutidos, estão o ensino bilíngue nas escolas de região de fronteira, o intercâmbio cultural e ações que organizem programação cultural fronteiriça binacional, e desdobramentos práticos e locais do acordo nacional de cooperação Brasil-Uruguai sobre parques tecnológicos e incubadoras.


  • 16:00 horas: Encerramento.

Um comentário:

  1. Olá Professor Maurício,

    Você sabia que com nosso Sistema de Afiliados você pode escolher entre ganhar comissão ao divulgar nossos Cursos ou presentear seus leitores com desconto em Videoaulas?

    Em nossa Loja AtéPassar disponibilizamos os melhores Cursos Online para Concursos Públicos. Para ganhar comissões, basta divulgar nossas Videoaulas em seu blog e a cada visitante do blog que realizar uma compra em nossa Loja você ganha a comissão por venda, mas se você preferir oferecer ótimos benefícios aos seus leitores, basta se Cadastrar em nosso Sistema de Afiliados e optar pelo desconto aos seus visitantes!

    Para saber mais informações sobre as comissões e os descontos oferecidos, entre em contato conosco hoje mesmo e aproveite todas as novidades da Loja AtéPassar!

    Abraços,

    Fabíola Faria
    fabiola@atepassar.com
    Marketing Digital
    Equipe AtéPassar
    http://atepassar.com/

    ResponderExcluir