sábado, 31 de março de 2012

PRIMEIRO FORUM LOCAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL OCORREU EM JAGUARÃO



Grande esforço da Direção do Campus, assistente social do Campus e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários com a comunidade discente para discutir os rumos da Assistência Estudantil. Intenso e caloroso debate sobre a Minuta do Plano de Assistência Estudantil.

Parabéns a todos/as que pelo diálogo, respeito e dignidade conduziram os trabalhos nos dias 26 e 27/03/12.





 
Abaixo um breve relato do trabalho da PRAEC e detalhamento das ações!



















Unipampa e Câmara Municipal de Jaguarão promovem Audiência para tratar da Assistência Estudantil

                A Universidade conta hoje com mais de 1000 alunos e desde o início os universitários enfrentam problemas para sua sustentabilidade. Uma das principais reivindicações dos alunos é a instalação da Casa do Estudante, pois o cenário do setor imobiliário em Jaguarão oferece imóveis supervalorizados o que não favorece a permanência de muitos alunos na cidade, pois mesmo tendo bolsa auxílio o valor não é suficiente para atender a oferta do município.
                Foi com essa temática que o Diretor da Unipampa Dr. Maurício Vieira procurou o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Jaguarão Vereador Enio Rigatti para promover uma Audiência pública com os alunos, professores, representações da comunidade e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários a fim de dialogar e buscar uma solução para atender a grande demanda de alunos que procuram Jaguarão como fonte de investimento educacional e profissional.
                O evento foi concluído na tarde desta segunda-feira, dia 26 de março, no Auditório da Unipampa e contou com a participação do Presidente do Legislativo - Vereador Enio Rigatti, Diretor da Unipampa prof. Dr. Maurício Aires Vieira , Pró-Reitora de assuntos comunitários -Profª Drª Simone Barros de Oliveira, Maria da Graça Souza - Secretária de Educação e os alunos Leonardo Seixas - Discente do Conselho do campus e Tiago José de Santa Júnior - Discente do Conselho Universitário. Os Vereadores Thiara Oliveira, Rogério Cruz, Oberte Paiva e Eduardo Neutzling também prestigiaram o evento.
                No primeiro ato os alunos do corpo Discente retrataram a situação que estão vivenciando e que dentre as várias solicitações para o auxílio dos estudantes como a Casa do Estudante, o restaurante universitários entre outros benefícios, a prioridade é a questão da moradia e que a expectativa dos alunos é que neste encontro algum projeto ou decisão seja tomada para motivar os alunos a permanecerem em Jaguarão e não desistir da conclusão do ensino superior. Neste mesmo contexto a Secretária Maria da Graça manifestou seu apoio aos alunos e o Diretor Maurício demonstrou sua preocupação em oferecer projetos assistenciais para manter um bom ensino e relatou sobre a colaboração e a mobilização que muitos professores e equipe técnica vem desenvolvendo para ajudar os alunos tanto na hospedagem, como também no setor empresarial para buscar fonte de renda aos alunos.
                É uma causa que a comunidade deve se mobilizar e como representante dos munícipes o Poder Legislativo, através do Presidente Vereador Enio, destacou que a Câmara abraçará esta causa com os alunos e buscará meios para tentar atender as principais demandas. O Vereador Ênio destaca que é fundamental a assistência estudantil para promover um ensino e uma educação mais qualificada, pois no mercado de hoje a educação é a principal fonte para o crescimento dos profissionais buscarem um espaço no mercado. E como Jaguarão já enfrentou vários desafios e conseguiu realizar muitos projetos, esta pauta será mais uma meta que buscaremos concretizar, diz o Vereador.
                Muitas manifestações sobre o tema da Casa do estudante foram proferidas por alunos e equipe técnica da Universidade. A Pró-Reitora Drª Simone relatou que desde a posse de sua gestão entende a importância da assistência aos estudantes como uma ferramenta motivadora da concretização do ensino. Além dos Projetos da Reitoria é necessário também do apoio, do envolvimento da comunidade entender a importância do campus em nosso município, o que ele representa no crescimento da educação e no desenvolvimento. Além de Jaguarão outros municípios que tem o campus da Unipampa estão enfrentando o mesmo problema quanto o setor imobiliário que além dos preços elevados encontram dificuldades na estrutura das casas, como também, o acesso dos alunos ao transporte.
                Mas o item principal foi destacado pela Pró-Reitora, onde afirmou que Jaguarão terá sua Casa de Estudante. A equipe já está trabalhando no projeto. E para o mês de maio no Fórum promovido pela Universidade será apresentado o layout da Casa do estudante a ser instalado em todos os campus da Unipampa, inseridos na dez cidades. Os trâmites iniciaram, projetos já estão em andamento para determinar a planta da obra e na busca de recursos orçamentários.





                Após a Audiência a Pró-reitora realizou um segundo encontro com os alunos para apresentar um panorama dos investimentos à Unipampa de Jaguarão e dos futuros projetos para a Universidade.
                O Diretor, prof. Dr. Maurício Vieira, historicizou todo o empenho que o Campus Jaguarão vem desenvolvendo ao longo dos últimos dois anos para a concretude da Casa do Estudante  e ainda, informa, que é um momento histórico, no qual os alunos estão discutindo com a Pro-reitoria a minuta do Plano de Assistência Estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário