domingo, 30 de setembro de 2012

Ação inédita e pioneira na UNIPAMPA/Campus Jaguarão PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEVE ABERTURA OFICIAL EM ARROIO GRANDE/RS


Foi realizada na data de 29 de setembro de 2012 no Centro de Cultura Basílio Conceição, em Arroio Grande/RS, a abertura oficial do Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental/Edição 2012. É a primeira vez que uma ação será totalmente desenvolvida em outro município.  Na abertura  o Professor Doutor e, atualmente diretor da Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão, Mauricio Aires Vieira apresentou o programa aos presentes, logo em seguida a professora Nara Muller do IFSul ministra a palestra “Acupuntura  Emocional sem agulhas para alivio imediato do estresse” passando a todos saberes e contribuições que podemos utilizar no dia a dia através da acupuntura. Em Arroio Grande, está sendo efetuada uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O Programa aborda as questões ambientais contemporâneas e tem certificação de 40h, é coordenado pelo prof. Dr. Maurício Vieira, contando com 03 bolsistas e ainda tem apoio do PET-Pedagogia e PIBID-Educação Ambiental. Queremos estabelecer o dialogo contínuo da Educação Ambiental em nossos municípios, principalmente com a implementação do Centro de Interpretação do Pampa. A Secretária de Educação do município agradeceu e fez uma solicitação, que outros professores tragam formações para o município, que está apto a firmar outros tipos de parcerias. O curso se estende até o final do ano e maiores informações e inscrições com a  Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande ou com a bolsista Leila pelo e-mail lei-carvalho@hotmail.com

Bolsistas do Programa com professora Nara Muller do IFSul 

Prof. Dr. Mauricio Aires Vieira com professora Nara Muller do IFSul 

Professora Nara Muller do IFSul 

 Equipe da SME de Arroio Grande/RS, Bolsista Leila Carvalho com professora Nara Muller do IFSul

GRUPO PET: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"


 
     Durante a Semana Farroupilha o Grupo PET Pedagogia representado pelo seu Tutor e também Diretor da Unipampa - Campus Jaguarão Professor Dr. Maurício Aires Vieira e as petianas Danieli Dias, Franciele Noda e Vanessa Rocha estiveram em Aracaju/SE, juntamente com a Coordenadora acadêmica do Campus Jaguarão Professora Dr.ª Carmem Regina Dorneles Nogueira representando a Unipampa no VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" que teve como público alvo todos aqueles que dedicam sua reflexão e ação às questões relacionadas à Educação numa abordagem multireferenciada, sejam pesquisadores, profissionais, gestores, professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação ou demais interessados em estudos, pesquisas e ações neste campo, bem como profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas fora do contexto educacional, mas de relevância para a sociedade, tomando como premissa importante a complexidade e multiplicidade contemporânea. No dia 20 de Setembro durante o turno da manhã a Petiana Franciele Noda apresentou o trabalho: “Práticas Pedagógicas: propostas e teoria de Celestin Freinet, um estudo na cidade de Arroio Grande/RS”, que teve como objetivo principal identificar aderências à proposta pedagógica do Educador Freinet, mesmo sem a concepção dos docentes em suas bagagens teóricas. Paralelo a esta apresentação o tutor Prof. Dr. Maurício Aires Vieira coordenou abertura das Palestras Internacionais: Entre quem aprende e o saber, será que é preciso um terceiro para pensar por si mesmo?, com o Professor Doutor Constantin Xypas (Universidade Católica do Oeste, França e UERN). Também coordenou a Mesa temática: “Avanços da pós-graduação na Educação e no Ensino de ciências no Brasil” com a Professora Doutora Isabel Martins (ABRAPEC/NUTESI/UFRJ)
e o Professor Doutor Roberto Nardi (UNESP).
O grupo participou da Conferência Internacional, “Le travail des enseignants dans la société contemporaine” (O trabalho dos docentes na sociedade contemporânea), com o Professor Ph. Dr. Maurice Tardif (Université de Montréal. Québec. Canadá). O conferencista destacou os aspectos históricos sobre as concepções de ensino que ainda se encontram presentes hoje: vocação, ofício e profissão docente, com o objetivo de compreender as concepções tradicionais que perduram ainda hoje em relação ao ensino atual. No segundo momento fez a crítica sobre as tensões e os desafios existentes que caracterizam hoje o ensino e notadamente o trabalho das mulheres docentes.
            No dia 21 de setembro o grupo participou da Palestra Internacional “Pedagogia da Contribuição no Contexto das Diferenças” com o Palestrante Professor Doutor Jean-Robert Poulin (Université du Québec em Choutimi, Canada), enfocando a temática central das dimensões da exclusão social e as representações sociais estabelecidas. Destacou que devemos levar em conta o respeito o poder, a identidade e o mercado de trabalho em suas dimensões econômicas, sociais, culturais e políticas. Afirmou que não pode haver verdadeira igualdade social sem uma presença afirmada de valores como: respeito à vida humana e igualdade de direitos em uma sociedade. Trouxe à tona a temática da integração escolar e da educação inclusiva falou da noção de integração escolar que surgiu nos anos 60 e marcou uma etapa muito importante no domínio da educação dos alunos com deficiência ou com dificuldade de adaptação ou de aprendizagem, mesmo se a presença deles em classe regular estivesse longe de ser garantida. Falando do direito generalizado à classe regular e a educação inclusiva.
No dia 22 de setembro a Petiana Vanessa Rocha apresentou o trabalho: “Uma Experiência de Ensino Aprendizagem: Valorizando a Importância da Conscientização Fonológica para a Aquisição da Língua Escrita em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental”. A apresentação expôs a prática docente e destacou a importância da conscientização fonológica para a aquisição da língua escrita em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Também valorizou a revisão das práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula pelos próprios docentes em prol de conduzir os alunos da melhor maneira possível a construção de seus conhecimentos.
No mesmo momento em outra sala a Petiana Danieli Dias apresentou o trabalho: “Bombeiros Mirins: Educação Transversal Aos Muros Escolares, que teve como objetivo apresentar a função educativa que é desenvolvida com a comunidade e o retorno que essa proposta de trabalho tem na construção do sujeito, além de apontar o processo de integração social e educativo dos participantes.
A Petiana Franciele Noda foi convidada a coordenar o Eixo 19: Pesquisa fora do contexto educacional no dia 22 de setembro.
Após o término das apresentações de trabalhos de todos os eixos temáticos abordados no evento, aconteceu a Conferência Internacional de Encerramento, intitulada “Conferência: La crisis de la Educación em la sociedade contemporánea:  ¿mito ou realidade?, sendo conferencista a Prof.ª Dr.ª Inés Dussel (FLACSO-Argentina).
O evento proporcionou às petianas e tutor o intercâmbio de saberes e experiências com diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O tutor Prof. Maurício Vieira foi convidado para integrar a equipe que organizará o livro dos Colóquios anteriores a este, juntamente com mais 04 universidades.
O evento considerado um dos melhores do Brasil, Qualis A Internacional, teve aproximadamente 2.000 participantes em 950 trabalhos apresentados.
“É uma experiência enriquecedora para todo petiano “beber de saberes” de todas regiões e conhecer o universo da pesquisa”, afirma e finaliza o tutor Prof. Maurício Vieira.


Petianas, Tutor Mauricio Aires Vieira com Professora Doutora Veleida Anahi da Silva (UFS) 

Professor Doutor  Bernard Charlot (CAPES/UFS, ARDICO e EDUCON)

Petianas Franciele, Vanessa, Danieli com Professor Doutor Constantin Xypas 
(Universidade Católica do Oeste, França e UERN)

Petiana Vanessa Rocha,  Petiana Franciele Noda, Tutor Professor Doutor Maurício Vieira e Professora Dr.ª Carmem Regina Dorneles Nogueira

Petianas Danieli, Franciele, Vanessa com Professor Ph. Dr. Maurice Tardif
 (Université de Montréal. Québec. Canadá)

Petiana Danieli e Tutor Mauricio Aires Vieira com Professor Ph. Dr. Maurice Tardif
(Université de Montréal. Québec. Canadá)


Petianas Danieli Dias e Franciele Noda

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É LANÇADO NO CAMPUS JAGUARÃO E CONTA COM PALESTRANTE DA UNESP


 Foi realizada na data de 15 de setembro de 2012 no auditório da Universidade Federal do Pampa,  Campus Jaguarão, a abertura oficial do Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental/Edição 2012. Na parte da manhã, o tema abordado versou sobre a Epistemologia das Ciências, com o professor Fabrício Freitas. A tarde a temática, Mesa Redonda Inaugural   abordava a Educação Ambiental e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais no Turismo teve como palestrante a  Dra. Solange Terezinha de Lima-Guimarães – UNESP, Dra. Carmem Regina Silveira Nogueira/ UFPEL,  Dr. Rul Martins Antunes /UFPEL E Espec. Sandra Maria Martins Barbosa – CIC/ECOLOGIA/Departamento de Educação Ambiental/Pelotas. O evento contou com a presença de autoridades locais e com cerca de 80 extensionistas.  O programa está sendo realizado simultaneamente nos municípios de Jaguarão e Arroio Grande, em uma experiência pioneira, de ofertar uma extensão em um município vizinho.Em Arroio Grande, está sendo efetuado uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação e  a abertura ocorrera no dia 29/09 as 09h. O Programa aborda as questões ambientais contemporâneas e tem certificação de 40h ou 60h, é coordenado pelo prof. Dr. Maurício Vieira, contando com 03 bolsistas  e ainda tem apoio do PET-Pedagogia e PIBID-Educação Ambiental. Queremos estabelecer o dialogo contínuo da Educação ambiental em nossos municípios, principalmente com a implementação do Centro de Interpretação do Pampa, relata o prof. Maurício, que atualmente, também é o Diretor do Campus. 


Prof. Solange Guimarães, Sandra Barbosa, Prof. Maurício Aires, Prof. Carmem Regina, Prof. Rul Martins


VI Colóquio Internacional

 É com muita satisfação e alegria que anunciamos que o Tutor do Grupo Pet Pedagogia e Diretor do Campus Jaguarão MAURÍCIO AIRES VIEIRA  foi convidado no EDUCON/UFS/Sergipe para Coordenar a primeira Palestra Internacional do Evento.

VI COLOQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”

PALESTRA INTERNACIONAL (10h30 às 12h30)


Palestra internacional 01: Entre quem aprende e o saber, será que é preciso um terceiro para pensar por si mesmo? 


Palestrante: Professor Doutor Constantin Xypas (Universidade Católica do Oeste, França e UERN)


Coordenador: Professor Doutor Maurício Vieira (UNIPAMPA)


Debatedora : Professora Doutora Edineia Tavares Lopes


Local: Auditório da Didática V

CINEPETINHO


Aconteceu o primeiro CINEPETinho no dia 12/09, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antonio Sampaio assistiram o filme " Lucas, um intruso no formigueiro", em seguida participaram de atividades propostas pelo grupo PET PEDAGOGIA. 

Turminha saindo da Escola para ir até a Unipampa

Muitas poses no micro

Chegada na Unipampa

Assistindo o filme

CINEPETinho




Momento das atividades, construção do formigueiro com massa de modelar e da frase sobre o filme que ficou dentro do formigueiro.


Os formigueiros prontos, ficaram lindos!

Lanche!
Conhecendo a Unipampa!

Despedida!


Passamos a seguinte mensagem as crianças: " Que devemos respeitar nossos colegas independente das nossas diferenças". Agradecemos a participação da escola e já estamos programando o próximo CINEPETinho.


IV SIEPE


O Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE) é um evento que envolve pesquisadores, servidores, acadêmicos, professores e profissionais da educação.



Em 2012, o SIEPE está na sua quarta edição e será sediado pelo Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) nos dias 26, 27 e 28 de novembro. A diversidade dos sujeitos que se desenvolvem ao elaborarem as grandes áreas do conhecimento partilharão seus trabalhos e projetos, fruto de suas experiências de extensão, pesquisa e ensino. Neste ano, o encontro tem com tema central "Compartilhe Saberes, vivencie Experiências e almeje Sustentabilidade".


Já estão abertas as inscrições no site: http://www13.unipampa.edu.br/siepe/ 

Recepção dos Novos Petianos


 No dia 31 de agosto as Petianas Danieli Dias, Franciele Noda, Ilma Avila, Jaqueline Kunh e Vanessa Rocha   recepcionaram os novos integrantes do Grupo PET PEDAGOGIA, que estão começando as atividades essa semana. Desejamos que todos sejam  bem vindos e que juntos possamos realizar ótimos trabalhos.

SIEDUCA 2012


Nos dias 04,05 e 06 de Julho as petianas Danieli Dias, Franciele Noda e Vanessa Rocha participaram do XVII Seminário Internacional de Educação – SIEduca, realizado na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Cachoeira do Sul.
A temática do SIEduca este ano foi “O que o Ensino Precisa Saber sobre a Aprendizagem”. Esse Seminário tem como objetivopromover a formação continuada e qualificação dos profissionais da educação, oportunizando a discussão de temáticas emergentes, por intermédio de espaços privilegiados de ação-reflexão, intercâmbio e divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidos. O evento tem desempenhado papel significativo na formação continuada, institucionalizando um espaço de compartilhamento, diálogo e convivência entre os educadores, com a integração dos três níveis de ensino. 
No dia 04 de Julho, ocorreu um Show de Abertura intitulado “Cuíca – Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes” de Santa Maria/RS, após a Conferência de Abertura que teve como tema “O direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano nas novas diretrizes curriculares da educação básica no Brasil: expectativas e práticas possíveis”. O conferencista foi o Dr. César Nunes – UNICAMP.
No dia 05 de Julho, as atividades foram iniciadas por uma conferência com o tema “Afeto e Cognição nos Processos Criativos”, sendo o conferencista Dr. Mario Sérgio Vasconcelos – UNESP. Os pontos mais importantes de sua conferência foram:
·        Teorias interacionistas.
·        Criatividade e história.
·        Criatividade e desenvolvimento humano.
·        Criatividade na escola.
·        Criatividade e desenvolvimento, o mundo simbólico.
·        Concepção de sujeito.
·        Afeto e cognição em desenvolvimento.
·        Funções relativas ao brincar.
·        Reflexão sobre afeto e criatividade.
A segunda conferência foi ministrada pelo Dr, Ivan Izquierdo – PUCRS, tendo como foco “Muitas formas de Aprendizagem, Muitas formas de Memória”. Sendo os pontos mais importantes: os vários tipos de memórias, suas pesquisas realizadas com ratos de laboratórios, as questões que afetam a memória como, por exemplo, o Alzheimer. Falando sobre como o mundo é vasto e está cheio de oportunidades para a produção de memórias incidentais, nem todas boas, e os fatores que podem interferir nos mecanismos da persistência e da evocação são obviamente muitos. Falou que os docentes devem utilizar todos os novos conhecimentos provenientes da neurociência e da psicologia, para assim melhorar o ensino.
Na parte da tarde do mesmo dia, as petianas apresentaram quatro trabalhos. Sendo eles:
Eixo Temático: Educação e Gestão
·        A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
·        O CONSELHO ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE JAGUARÃO/RS E ARROIO GRANDE/RS
Eixo Temático: Educação e Demandas Sociais
·        O PROGRAMA PELC EM JAGUARÃO/RS – UMA PERSPECTIVA DE CIDADE EDUCADORA
Eixo Temático: Docência e Formação de Professores
·      REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE E AS PRÁTICAS DE PROFESSORAS JAGUARENSES
Após as apresentações de trabalhos ocorreu a conferência “Escola, Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo: Contributo para uma Reflexão”, sendo o docente conferencista Dr. Rui Trindade – Universidade do Porto, Portugal. Durante sua conferência, afirmou que acredita que as escolas devem conhecer melhor o desenvolvimento cognitivo das crianças para formar melhores alunos. Segundo Trindade, esse processo passa pelo conhecimento da capacidade de raciocínio em diferentes etapas da vida pela valorização das estratégias e soluções encontradas pelas crianças. Na sua fala, afirmou que aquela escola pensada como espaço onde o professor tudo sabe e tudo ensina terá que acabar. Pois, é importante estabelecer relações de troca e interação com o meio.
No dia 06 de Julho, ocorreu uma Mesa Redonda com a temática “O que a Educação pode fazer pela Inteligência”, a mesa foi composta pela Ms. Bereneci Romanelli – IFPR e Dr. Guilherme Romanelli – UFPR, coordenada pelo Dr. Joe Garcia – Universidade Tuiuti do Paraná – Curitiba/PR. A mesa abordou discussões sobre as questões de como a inteligência pode ser desenvolvida, pois antigamente achava-se que cada criança já nascia com a inteligência “pronta” e a escola apenas a preencheria de conhecimentos. Essa é a razão da educação ter, durante muitos anos, dado ênfase na memorização, cópia e repetição exaustiva de conhecimentos. Cabendo assim aos professores e alunos, conjuntamente, identificarem as rotas de acesso individuais e proporem diferentes formas de aprendizagem e avaliação. As implicações educacionais do que foi discutido são, ao mesmo tempo, grandes e sutis. Melhorar as propostas pedagógicas para que se ensine, com base perspectiva mais ampla sobre inteligência-aprendizagem, requer que os professores se comprometam com o processo.
            Para encerrar o evento, foi realizada uma última conferência intitulada “O Que o Ensino Precisa Saber sobre a Aprendizagem”, ministrada pelo Dr. Egídio Romanelli – UFPR. Durante a conferência o conferencista argumentou: “crianças devem ser estimuladas para aprender”. O professor não “passa” informações, não “transmite” conhecimento, não “ensina”. O que faz é provocar, incentivar, disparar e possibilitar ao aluno a própria construção do conhecimento, a própria aprendizagem. Esse processo deve constituir as bases teóricas da ação consciente do professor mediador. Segundo Egídio, o professor precisa ter uma relação direta, pessoal, afetiva com cada aluno. Cada aluno é único, tem um nível de inteligência, um grau de motivação, um resultado de aprendizagem diferente um do outro. Esperar que toda uma turma seja nota dez é irreal, quando toda a turma vai mal é o professor quem fica reprovado. Sendo assim, o ensino só é significativo se o aluno aprender a aprender com autonomia.