sábado, 9 de junho de 2012


CURSO DE EXTENSÃO

 TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES





No dia 22 de maio de 2012 teve início o Curso de Extensão Tecnologia e Formação de Professores sob a coordenação da Profª Msc. Vanessa Doumid Damasceno. O primeiro encontro deu-se na sala de Vídeo Conferência da Unipampa/Campus Jaguarão às 16h30min com presença de professores da rede pública de ensino do município, bolsistas PET e PIBID e docentes do Campus Jaguarão. O projeto é uma ação da professora Vanessa Damasceno e do Técnico Administrativo César Radtke e de bolsistas. A Profª Vanessa Damasceno devido a uma convocação na cidade de Alegrete  não pode  se fazer presente ao Curso, mas já fazendo uso das tecnologias que pretende trabalhar com todos/as durante a trajetória dos encontros compareceu virtualmente, e ao lado do Diretor do Campus Jaguarão Profº Dr. Maurício Aires Vieira(também tutor do Grupo PET-Pedagogia) deram as boas vindas aos extensionistas. A docente se apresentou e pediu aos presentes que fizessem o mesmo para que ela pudesse ter os primeiros contatos com a turma, de forma a articular as tecnologias desde o primeiro momento do curso. Na ocasião esclareceu como será o andamento do curso, e em seguida foi debatido um vídeo com o Profº José Manuel Moran, diretor de Educação à Distância, sobre Tecnologia Aplicada à Educação (TICs). Após o vídeo a professora Vanessa passou a palavra ao Técnico César que fez as apresentações e explanou sobre sua participação no curso. No encontro os bolsistas também interagiram e mostraram os trabalhos que realizaram para as TICs em sala de aula e que servirão de suporte para o curso.


XVII SIEduca - Seminário internacional de Educação





“O que o Ensino Precisa Saber sobre a Aprendizagem” 
4, 5 e 6 de julho de 2012

O XVII SIEduca - Seminário Internacional de Educação - “O que o Ensino Precisa Saber sobre a Aprendizagem” é um evento consolidado no Estado e que nesta edição incorpora o I SIEduquinha- Criança e Cultura em Interação, um espaço destinado às crianças de 1° a 4° ano do Ensino Fundamental.

O Curso de Pedagogia da ULBRA Cachoeira do Sul estabelece, a cada edição, significativas parcerias. Nesta edição são parceiros: Curso de Pedagogia da ULBRA Canoas, da UNIPAMPA, a UFRGS, UFSM e UNIJUI, Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná, treze Cursos de Graduação da ULBRA Cachoeira do Sul, uma rede de vinte Municípios do Rio Grande do Sul, 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Núcleo Municipal de Cultura de Cachoeira do Sul, AMICUS, SIPROM - Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul, Colégio ULBRA São Pedro de Cachoeira do Sul e Colégio ULBRA Concórdia de Candelária.

O SIEduca tem como objetivo promover a formação continuada e qualificação dos profissionais da educação, oportunizando a discussão de temáticas emergentes, por intermédio de espaços privilegiados de ação-reflexão, intercâmbio e divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidos. O evento tem desempenhado papel significativo na formação continuada, institucionalizando um espaço de compartilhamento, diálogo e convivência entre os educadores, com a integração dos três níveis de ensi  no.
Enfoca nesta edição a temática: “o que o ensino precisa saber sobre a aprendizagem”. As atividades envolvem: Conferência/palestras, Mesa Redonda, Sessão de Pôsteres, Comunicações Orais, Atividades Sócio-Culturais, Feira de Produtos da Educação.

INSCRIÇÕES: ATÉ DIA 05/06/2012

SITE:  http://www.sieduca.com.br/index.php


Em abril de 2012... para quem perdeu a cerimônia ou rever a noite grandiosa: alguns clicks




























DIRETOR DO CAMPUS JAGUARÃO, prof. Dr. Maurício Aires Vieira,  VISTORIA OBRAS DO ESPAÇO DE ALIMENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA.

No último dia 06 de junho de 2012, o Diretor do Campus Jaguarão, juntamente com a Coordenadora Administrativa, Tatiane Oliveira, e o representante dos técnicos administrativos, César Radtke, vistoriaram o espaço que será destinado à alimentação da comunidade universitária. Na ocasião, o Diretor constatou que em torno de 80% das obras encontram-se em fase de conclusão e que, a data de final de julho, será cumprida para a entrega da obra.

Agora, é encaminharmos os demais trâmites, para que o espaço possa atender às demandas da comunidade universitária, na maior brevidade possível, relata o Diretor.























O Diretor do Campus Jaguarão, Prof. Dr. Maurício Aires Vieira,  abordou a temática da Sustentabilidade; ao final, foi agraciado com placa de reconhecimento pelos estudos desenvolvidos.









O evento foi promovido pelo Rotary Clube Uruguai. Na ocasião, comunidade uruguaia e brasileira debateram sobre a importância da sustentabilidade  em região de fronteira.